O movimento Outubro Rosa está chegando e a Preço do Gás se sensibiliza com a causa. Gostaríamos de lembrar a todas as nossas consumidoras, colaboradoras e familiares, sobre a importância de realizar o autoexame da mama uma vez por mês! Este simples procedimento previne o câncer de mama - segundo tipo mais comum de câncer entre as mulheres no mundo e no Brasil. Através desse exame, milhares de mulheres ao redor do mundo, conseguem detectar o câncer de mama logo no início de seu quadro e realizar o tratamento adequado!
Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama que surgiu em 1990, nos Estados Unidos. Na ocasião, vários estados realizavam campanhas e ações de prevenção ao câncer de mama no mês de outubro.
A causa tem a cada ano conquistado cada vez mais adeptos, principalmente entre personalidades e artistas, a fim de chamar a atenção para a gravidade da doença, que de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, atingindo mais de 20% da população feminina.
Durante o movimento Outubro Rosa, diversos monumentos nacionais e internacionais são iluminados, simultaneamente, com a cor rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama no mundo. No Brasil, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e ONGs filiadas à entidade estão à frente da campanha.
O câncer de mama começa geralmente com um pequeno tumor na mama, mas se não tratado a tempo, pode atingir a axila e até mesmo o pescoço com o aparecimento de nódulos. Os médicos indicam a idade de 35 anos, como a ideal para começar a fazer os exames e principalmente após os 50 anos de idade. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a recomendação é que mulheres entre 50 e 69 anos façam o exame de mamografia a cada dois anos, rotina essa adotada também em outros países e que conseguiram impacto relativo na diminuição de mortes causadas pela doença.
O câncer de mama consiste em um tumor maligno que se desenvolve a partir de células da mama. Mesmo os tumores invasivos podem ser curados a tempo, se o diagnóstico foi feito logo no aparecimento da doença.
Contudo, é através do autoexame da mama que 60% da próprias pacientes descobrem a doença. Por isso, é super importante tratar esse tema de forma natural, pois a detecção e prevenção da doença é essencial para a sua cura.
Seguindo todas as orientações do autoexame mensal e da mamografia de rotina maiores serão as chances de detecção precoce e de cura.
Acesse o site do Instituo Nacional do Câncer (INCA) e saiba mais