Manual do parceiro Preço do Gás

Nesta página você vai encontrar as melhores dicas para vender mais com o Aplicativo Preço do Gás, padrões mínimos de qualidade, assim como boas práticas para operar como revendedor parceiro do Aplicativo Preço do Gás.

Perguntas e Respostas

  1. O que é o Aplicativo Preço do Gás?
  2. Somos uma empresa de divulgação de revendedores de gás em operação em todo o Brasil.

  3. Como funciona o Aplicativo Preço do Gás?
  4. Divulgamos os nossos serviços de maneira online em todas as cidades do Brasil onde temos revendedores cadastrados.

    Através dos nossos canais de vendas: aplicativo, site e 0800 recebemos os pedidos dos clientes que querem comprar gás de cozinha e repassamos esses pedidos às revendas parceiras.

  5. Como ser uma revenda parceira da Preço do Gás?
  6. Basta ter uma revenda de gás de cozinha legalizada e com autorização da ANP para funcionamento.

    Basta cadastrar sua revenda no site da Preço do Gás ou entrar em contato conosco pelo 0800 000 0960, que um de nossos representantes entrará em contato para o cadastro.

  7. Qual o custo para usar o serviço da Preço do Gás?
  8. Nós cobramos uma taxa fixa por cada botijão entregue, independentemente do tamanho desse botijão, podendo ser P45, P13, P8, entre outros. Também o botijão completo ou só o casco. Essa taxa, em 2024 está em R$7,70 (sete reais e setenta centavos).

  9. O revendedor paga alguma mensalidade para utilizar os serviços da Preço do Gás?
  10. Não. O revendedor só paga pelo botijão vendido e entregue. Ou seja, não há qualquer outro custo e o revendedor só paga se vender.

  11. Como funciona o pagamento para a Preço do Gás desses botijões vendidos?
  12. Utilizamos o sistema pré-pago de pagamento. Ou seja, o revendedor coloca uma recarga mínima de 10 créditos, que atualmente é no valor de R$77,00 e esses créditos vão sendo descontados conforme as vendas forem acontecendo.

  13. Existe algum risco para o revendedor de gás?
  14. Não. O risco é zero. O lojista só vai pagar pelo pedido recebido e entregue. Em caso de desistência por parte do revendedor, o saldo remanescente no aplicativo é devolvido.

  15. O revendedor pode praticar o preço que quiser no Aplicativo?
  16. Sim, contanto que seja mais barato ou o mesmo preço do preço praticado em seu “disk”

  17. Mas como o revendedor pode praticar o mesmo preço do “disk” se ainda vai pagar a taxa do aplicativo?
  18. Porque a taxa do aplicativo só é paga pelo gás vendido. O revendedor recebe um pedido pronto e paga uma taxa fixa por ele, ao contrário de outros métodos de divulgação como panfletagem, carros de som, rádios etc..onde o revendedor faz um investimento em propagandas sem nenhuma garantia de retorno e tampouco pode medir quanto daquele investimento foi convertido em novos pedidos em sua revenda.

Boas práticas para nossos revendedores parceiros

Como vender mais utilizando o Aplicativo Preço do Gás
  1. Preços
  2. Tenha preços competitivos de acordo com a concorrência e com a marca de gás vendida.

    DICA: Acompanhe os preços dos seus concorrentes pelo próprio aplicativo e tenha preços próximos aos praticados em sua região.

  3. Tempo
  4. Aceite os pedidos de maneira rápida e encaminhe logo para a entrega. Uma entrega ágil fideliza o cliente mais que preço baixo.

  5. Sistema
  6. Entenda como funciona o nosso sistema, saiba como criar revendas novas, diminuir ou ampliar mapas, configurar marcas, horários e preços. Saiba como ganhar o selo de “entrega rápida” ou de “revendedor destaque".

    LEMBRE-SE: Mapas mal configurados, preços muito maiores que sua região, horários incorretos e dados cadastrais desatualizados, podem fazer com que sua revenda venda menos no aplicativo.

  7. Comunicação
  8. Tenha uma comunicação eficiente com a gente.

    Todos os dias precisamos falar com as revendas e as revendas precisam falar com a gente.

    Quando precisarem falar conosco, basta entrar em contato pelo 0800 000 0960 ou mandar uma mensagem de WhatsApp para qualquer um dos nossos gestores.

    É importante também que as revendas tenham canais ágeis de atendimento, principalmente pelo WhatsApp.

  9. Atendimento ao cliente
  10. Oriente seus entregadores a oferecerem um atendimento cordial ao cliente, levar o botijão até o local de uso e, quando possível, até mesmo fazer a instalação.

    Lembrando que ao fazer a instalação, além de agregar na imagem do entregador e da revenda, isso pode diminuir o retrabalho de ter que voltar à casa do cliente em caso de defeito do botijão ou mesmo instalação equivocada do cliente.

  11. Incentive a avaliação da sua revenda no aplicativo
  12. Se o seu tempo de entrega foi satisfatório, o entregador foi cordial e prestativo com o cliente, é grande a chance desse cliente avaliar positivamente a revenda. Por isso, estimule que o seu entregador peça ao cliente para avaliar sua revenda no aplicativo.

    VOCÊ SABIA?

    Você sabia que, quando o cliente avalia a revenda com 5 estrelas no Aplicativo Preço do Gás, a próxima vez que esse cliente pedir, é essa revenda que vai aparecer em primeiro lugar na vitrine do aplicativo?

    Mesmo que esteja com preços maiores que a concorrência, é a sua revenda que aparecerá na primeira posição e com uma mensagem dizendo que foi nesta revenda que esse cliente pediu da última vez.

  13. Acompanhe o seu tempo médio de entrega e o gráfico de vendas
  14. Pelo site da Preço do Gás, você pode acompanhar os seus gráficos de venda e tempo médio das entregas em cada uma das revendas criadas no sistema.

    Isso é importante para poder implementar ações de vendas em períodos de baixa e também tentar diminuir o tempo de entrega para ganhar o selo de entrega rápida.

  15. Se atentar aos dados do pedido
  16. Quando você recebe um pedido, além do nome, telefone e endereço do cliente, é importante se atentar A:

    • se é um pedido agendado ou para ser entregue imediatamente
    • se o cliente solicitou troco
    • qual foi a marca pedida
    • o preço correto praticado para aquela venda
    • se o cliente complementou com alguma outra solicitação, como envio de nota fiscal.

    A não observação dessas informações gera bastante retrabalho para nossa equipe e também para revendedores, que, muitas das vezes, precisam retornar ao endereço do cliente para devolver um troco ou efetuar uma troca de marca, quando o cliente não aceita a marca enviada.

  17. Utilize pelo site e aplicativo
  18. Você pode usar o sistema da Preço do Gás para revendedores pelo site e pelo aplicativo, no entanto fazer o uso constante dos dois é muito melhor, pois algumas funções só existem em um deles.

    Usando os dois canais, você terá acesso a muito mais ferramentas para alavancar suas vendas.

  19. Acompanhe as avaliações da sua revenda
  20. Você sabia que pelo aplicativo do revendedor você pode acompanhar todas as notas e avaliações que os clientes fizeram da sua revenda? Além do aplicativo, também enviamos todas as avaliações para o e-mail cadastrado.

    Acompanhar isso de perto é uma excelente oportunidade para monitorar como anda o serviço prestado pelos seus funcionários, seja do atendimento ou da entrega.

  21. Utilize os recursos de novas revendas
  22. Com o nosso sistema, você pode criar quantas revendas quiser, tudo no mesmo CNPJ. Você pode criar revendas para uma determinada região da cidade ou bairro, para praticar preços diferentes, horários diferentes, entregadores diferentes e dias diferentes.

    Se você ainda não usa o recurso de ter várias revendas em nosso sistema, procure agora mesmo o gestor da sua revenda.

Entendendo os motivos de recusa de pedidos

É muito importante que nossos revendedores parceiros, toda vez que precisarem recusar um pedido, o façam da maneira correta, indicando a justificativa mais adequada para cada caso.

Lembrando que todo pedido cancelado é apurado pelo nosso setor de qualidade, visando sempre corrigir eventuais falhas e atender o cliente de maneira satisfatória.

Veja abaixo a razão para cada uma das justificativas de cancelamento.

  1. Área fechada
  2. Quando o revendedor identificar que tal área tem a entrada proibida, geralmente imposta por tráfico ou milícia. Também pode usar essa recusa se estiver ocorrendo um grande evento na área que impeça a passagem do carro ou moto de entrega.

  3. Cliente comprou com outro
  4. Utilizado quando for identificado que após o pedido, o cliente conseguiu o gás em outro lugar, indo buscar ou pegando com algum vendedor na rua.

    IMPORTANTE: Geralmente isso ocorre quando a entrega demora mais que o razoável e o cliente busca outras formas de sanar sua necessidade do gás de cozinha. Por isso a necessidade de uma entrega ágil.

  5. Cliente desistiu
  6. Quando o cliente, por algum motivo, informa que desistiu da compra.

  7. Cliente não encontrado no local
  8. Quando o entregador vai até o local, o endereço existe, está correto, mas o cliente não atende ao entregador.

  9. Duplicidade
  10. Essa justificativa é mais utilizada pela Preço do Gás, quando identificamos que o mesmo cliente pediu mais de uma vez, seja na mesma revenda ou em revendas distintas.

    IMPORTANTE: Em casos de duplicidade ou que o cliente manifeste à Preço do do Gás sua vontade de cancelar o pedido, imediatamente cancelamos o pedido em nosso sistema e comunicamos à revenda, para que esta não prossiga com a entrega.

  11. Endereço não encontrado
  12. Quando o entregador vai até a região, identifica a rua, mas não consegue localizar o número da casa indicada para a entrega.

  13. Fora de rota
  14. Quando entra algum pedido que está fora do mapa de atuação da revenda.

    IMPORTANTE: A recusa “fora de rota” deve ser feita o mais brevemente possível para que o pedido seja repassado para outra revenda. Recusas identificadas dentro do mapa podem fazer com que o nosso sistema diminua o mapa da revenda e/ou penalize a revenda com desativação temporária.

  15. Muita entrega na frente
  16. Quando a revenda recebe um pedido, mas já está com alta demanda e não pode se comprometer em assumir mais algum pedido.

    IMPORTANTE: Essa recusa deve ser feita o mais brevemente possível para que a Preço do Gás possa repassar o pedido para outra revenda.

  17. Pedido transferido
  18. É utilizado pela Preço do Gás quando a revenda não aceita um pedido e esse pedido é repassado para outra revenda.

    IMPORTANTE: Quando uma revenda demora para aceitar um pedido, o sistema avisa pelo aplicativo do revendedor, pela tela no site da Preço do Gás, WhatsApp e, em último caso, tentamos contato por telefone. Só após essas tentativas sem sucesso, é que transferimos o pedido para outra revenda.

    PENALIZAÇÃO: Revendas com alto índice de pedidos transferidos por falta de contato poderão ser penalizadas com desativação temporária no sistema.

  19. Problema no pagamento do cliente
  20. Quando o entregador foi até o endereço do cliente e o cartão não foi autorizado, entre outros.

  21. Revenda fechada
  22. Caso a revenda receba algum pedido fora do seu horário de funcionamento configurado no sistema.

    IMPORTANTE: É de total responsabilidade do revendedor a configuração de dias, horários e preços, portanto pedidos recebidos dentro do horário de funcionamento da revenda, não devem ser recusados com a justificativa de “revenda fechada".

    IMPORTANTE II: Recusas como “revenda fechada” em horários que a revenda consta no sistema como “aberta” podem fazer com que o nosso sistema diminua o horário da revenda e/ou penalize com desativações temporárias.

  23. Sem entregador no momento
  24. Quando, no ato do recebimento do pedido, a revenda estiver sem entregador e sem previsão em curto prazo de chegar algum.

    IMPORTANTE: A recusa “sem entregador no momento” deve ser feita o mais brevemente possível, para que o pedido possa ser repassado a outro revendedor.

  25. Sem gás
  26. Quando o estoque da revenda está zerado e não é possível atender novos pedidos.

    IMPORTANTE: A recusa “sem gás” deve ser feita o mais brevemente possível, para que o pedido possa ser repassado a outro revendedor.

Desativações por parte do revendedor

É muito importante que o revendedor tenha a iniciativa de desativar suas revendas no sistema de maneira preventiva, caso ocorra qualquer desses problemas listados abaixo

Manter revendas abertas no sistema sem poder aceitar pedidos é ruim para todos, para o cliente que, a princípio, não terá sua necessidade de gás de cozinha sanada, para nossa equipe que precisará transferir esse pedido para outro revendedor e para a sua revenda que pode ser penalizada por excesso de pedidos recusados e/ou não aceitos.

Na tela “MEUS PRODUTOS” você pode desativar uma de suas revendas criadas ou todas de uma só vez. Você pode marcar para serem reativadas automaticamente em 1 hora, 2 horas, no dia seguinte ou só “DESATIVAR”. Nesse último caso, a reativação precisará ser feita de forma manual novamente.

Desativações por conta da Preço do Gás

Nos últimos meses, nosso sistema está sendo desenvolvido para identificar problemas de entrega das revendas e fazer desativações automáticas, que podem ser preventivas, de 1 a 2 horas ou punitivas em casos mais graves ou de reincidência.

Razões em que o sistema pode desativar uma revenda:

As desativações preventivas, como dito acima, são de 1 ou 2 horas. Já as desativações punitivas são de: