Aqui iremos dar dicas de como lidar com um botijão de gás para prevenção e medidas de segurança, requer cuidado já que há um risco de acidentes.
Será que todas as pessoas conhecem e sabem como proceder com o botijão? No momento da urgência é importante manter a calma e ter os conhecimentos para conduzir com eficiência sua instalação.
Primeiro vamos explicar o que há dentro do botijão. O gás no interior do botijão está 85% em estado líquido e 15% em estado gasoso, para garantir a segurança, evitando que a pressão no interior do botijão faça uma explosão.
Cada companhia é responsável dessa medida no momento de encher o recepiente. E o tipo de gás utilizado no Brasil para uso doméstico é uma mistura de gás butano e propano.
Agora vamos falar da saída do gás, até seu gás chegar ao fogão passa pelo regulador e pela mangueira, são dois itens de muita atenção, ambos regulados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
No regulador há uma válvula que controla a saída do gás. É importante toda vez que for se ausentar da sua residência deixá-la fechada. E a mangueira deve ser específica e ficar atento para a validade, que é de 5 anos, a especificação da mangueira deve ser NBR-8613. E deve ser seguido o material e tamanho, feita em plástico PVC transparente e tamanho máximo de 1,25 metros, conforme especificações. E nunca passe a mangueira por trás do fogão, isto porque com o aquecimento do forno a mangueira pode derreter.
O momento do teste de fogo é depois do seu botijão de gás instalado, com seus respectivos acessórios, é acender o fogo no fogão.
Verifique se o regulador está com a chave "aberto", depois risque o fósforo e então gire o botão do fogão.
Se seu fogão de gás for elétrico é só girar o botão. Antes de colocar uma panela em cima da boca do fogão verifique se a queima está perfeita, porque os componentes do fogão podem não estarem perfeitamente encaixado.
Se isso acontecer desligue tudo, ajuste os componentes e repita a operação. Caso persista a chama irregular chame uma assistência técnica.
Ao final do seu botijão de gás estiver terminando a chama vai ficando mais fraca e amarelada, é um aviso que deverá trocar.
Já aproveite e compre seu gás reserva para não ter surpresas.
E NUNCA deite o botijão de gás, lembra no início do texto que dentro do botijão é composto entre líquido e gasoso, pois bem, caso o líquido chegue até o regulador você poderá ter problemas e até há o risco de acidente.
Para trocar o botijão de gás caso não se sinta capacitado chame a sua revendedora de gás para realizar troca. É aconselhável que a troca seja por pessoas experientes. E a cada troca verifique se há vazamentos e verifique as datas de validades dos componentes.
Teste simples de fazer para verificar se há vazamentos é pegar uma esponja e fazer bastante espuma, coloque somente a espuma nas saídas do regulador e mangueira, se criar bolhas de ar é porque tem algum tipo de vazamento. Neste caso retire que coloque novamente o regulador, se o vazamento persistir chame seu revendedor de gás.
E em caso de vazamentos do seu gás abra todas as portas e janelas para que haja uma grande circulação de ar. Retire o gás do regulador e leve para fora da sua casa.
E não ligue aparelhos e nem acenda as luzes com os interruptores. E chame imediatamente a assistência técnica ou seu revendedor de gás. Curiosidade: O gás de cozinha por si só há cheiro, mas para identificar um vazamento pelo cheiro é adicionado uma fragrância.
Armazenagem do botijão de gás reserva também requer muitos cuidados, mantenha seu botijão de gás em local arejado e não deixe exposto ao sol e chuva, já que o material corre o risco de enferrujar e perder a qualidade do material, com isso podendo ocasionar um acidente.