Menor preço do botijão aqui no aplicativo da Preço do Gás. Curiosidade: Nomes mais comuns de vasilhames utilizados para armazenar e distribuir GLP (gás liquefeito de petróleo): Botijão de gás, botija, bilha de gás ( este muito comum em Portugal) ou garrafa de gás.
E também a forma bujão de gás. E o gás de cozinha é o apelido do botijão de 13 kg. Assim como o gás p90 é o Botijão industrial.
Os fogões antigamente utilizavam o gás de carvão e depois surgiram as garrafas de gás. A população cresceu para fora dos centros urbanos e as tubulações de gás encanado não foram na mesma direção, devido ao elevado custo e a difícil manutenção.
E para atender a uma grande demanda que utilizava lenha e carvão, por isso os botijões de gás foram a melhor solução.
Só por questões de curiosidade o primeiro botijão de gás foi comercializado em 1937, através da Empresa Brasileira de Gás a Domicílio Ltda, criada por Ernesto Igel.
Este momento ele utilizou o gás propano, que era utilizado nos motores de dirigíveis na época dos zeppelins.
Em setembro de 1938 teve o surgimento de uma empresa que existe até hoje, a Ultragaz S/A, foi quando a empresa de Igel abriu seu capital com a Ultragaz surgiu e ganhou todo o brasil.
Ele criou lojas para comercializar o fogão a gás e botijão de gás. Na sequência em 1956, surge outra loja conhecida, a Ultralar, primeira loja do setor de magazines.
Para que seja possível engarrafar botijão de gás no Brasil a empresa deve ser autorizada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo).
E que qualquer problema com o botijão de gás deve ser de responsabilidade da empresa, por isso que só elas podem encher, inspecionados e revender os produtos da sua própria marca.
Toda compra realizada pelo cliente final é necessário que haja a troca de um botijão cheio lacrado pelo botijão vazio, este que será inspecionado e enchido novamente para retornar à venda. Caso não estejam em perfeitas condições serão reciclados.
Em sua composição há uma mistura do gás propano e do gás butano. Que é um produto do petróleo derivado do refino, assim denomina-se o GLP.
Para melhor atender a todas necessidades foram criados vários tipos de capacidade, e a unidade de medida para classificar um botijão de gás é por quilo, abaixo segue a lista dos tamanhos e para que função normalmente utilizados.
P-2: NBR 8614 é automática, isto é, quando dar-se rosca no engate ele pressiona um tipo de pino para liberar o gás.
P-5 e P-13: NBR 8614 é automática e específica para encaixar um regulador de pressão para uso residencial.
P-45 e P-90: NBR 13794 do tipo de abertura manual para ser ligada a uma mangueira que liga o botijão a uma espécie de tubo coletor.
Os botijões devem ter a pressão regulada para serem usados em fogões ou aparelhos de aquecimento. Porém, para o P-2, P-5 e P-13 é pode-se utilizar com em alta pressão, isto é, sem o uso do regulador, mas somente em determinados aparelhos que são preparados para este fim, como por exemplo: fogareiros, determinados fogões industriais e maçaricos.
O modelo do gás P90, conforme foi dito, é utilizado em indústrias, grandes comércios e algumas empresas. E para saber o preço do botijão P90 ligue para nossa central.
No caso dos botijões P13 e P45 pode comparar os preços e fazer o pedido online. Devido a complexidade do tamanho do botijão de gás P90 só mesmo por telefone